Electro-Industrial é um gênero musical em EBM e pós-industrial que se desenvolveu em meados da década de 1980. Enquanto EBM tem uma estrutura mínima e produção limpa, Electro-industrial tem um som profundo, complexo e em camadas. O estilo foi iniciado por Skinny Puppy, Front Line Assembly, e outros grupos, seja do Canadá ou do Benelux. No início de 1990, o estilo gerou o Dark Electro, e nos mid-/late-1990s, o ramo Aggrotech/Hellektro. A base de fãs para o estilo está ligado à subcultura Rivethead.
Características
Depois que o movimento EBM desapareceu no início de 1990, o Electro-Industrial cada vez mais alcançou a popularidade na cena do clube internacional. Em contraste com o estilo EBM, o Electro-Industrial usa batidas mais duras e roucas, vocais distorcidos, ou digitalizado. Em contraste com o Industrial, o Electro-Industrial procura evitar principalmente guitarras em suas formações.
O gênero foi antecipado en 1980 por grupos como SPK, Die Form, Klinik, Skinny Puppy e Front Line Assembly.
Proeminentes do Electro-Industrial surgiram grupos dos anos 1990 incluindo Mentallo and the Fixer, Yeht Mae, Velvet Acid Christ, and Pulse Legion (Estados Unidos); Numb and Decoded Feedback (Canadá); X Marks the Pedwalk, Plastic Noise Experience, :wumpscut:, Haujobb, Forma Tadre e Putrefy Factor 7 (Alemanha); Leæther Strip da Dinamarca; e early Hocico, Cenobita and Amduscia do Mexico.
Em meados dos anos 1990, alguns grupos acrescentaram guitarras e tornaram-se associados com o metal industrial; grupos como : e. g. Download, Gridlock and Haujobb, incorporando tambem elementos de drum and bass e IDM.
Influências
Skinny Puppy inspirou-se em Nocturnal Emissions, Portion Control e The Legendary Pink Dots. O crítico Jason Ankeny também observou dívidas em Skinny Puppy ao suicídio, Throbbing Gristle e Cabaret Voltaire.
Elementos Conceituais
Grupos tendem a apresentar temas de controle, distopia e ficção científica. Por vezes, até inspiração estética de filmes de terror, incluindo O Exorcista e o trabalho de Roman Polanski, e de ficção científica, Blade Runner e Alien.
Nenhum comentário:
Postar um comentário