terça-feira, 20 de novembro de 2012

Vocal Trance



Vocal trance é um subgênero da música trance. Contém grandes sessões melódicas semelhantes às do Hard Trance e do Progressive Trance. O subgênero foi criado na década de 90 quando o próprio gênero Trance estava a se desenvolver e os vocais a tornarem parte do mesmo.

Uma faixa típíca de Vocal Trance começa com batidas progressivas, seguindo-se de partes melódicas com vocais que na sua maioria são femininos e quando se aproxima o outro, as melodias vocais vão progressivamente desaparecendo e obtemos algo parecido com o Intro, registando apenas algumas diferenças. Para além desta constituição, mais tarde vários artistas optaram por não seguir esta ordem na construção da sua música.

O Vocal Trance utiliza a participação vocal de artistas independentes que já tem o seu próprio gênero definido, fazendo os "feautures" ou já tem próprios artistas exclusivos e definidos para o gênero.

O Vocal Trance tornou-se marioritariamente popular na Europa, principalmente nos maiores países produtores do mesmo: Bélgica, Países Baixos, Suécia, Alemanha e Reino Unido.

As primeiras produções de Vocal Trance, assemelhavam-se mais ao Uplifting Trance, Progressive Trance e Progressive House, enquanto que as mais modernas apresentam características mais comerciais e mais parecidas com o Pop.

A adição de vocais às musicas não so permitiu tornar as musicas cantáveis, mas só como em nível de libertação de espírito, tornou as canções com um significado mais profundo, levando o ouvinte numa verdadeira viagem quando ouve as músicas.


Vocal Trance na Europa durante o período de 1997-2003 : O gênero tornou-se popular por toda a Europa e ganhou bastante airplay em vários canais musicais de toda a Europa. Após 2004, o surgimento do Electro e a ascensão do House fizeram com que o gênero viesse a perder a sua popularidade, airplay nas rádios e televisões e com que alguns artistas mudassem o seu estilo para uma onda mais Techno e Electro gerando fortes críticas pelos fãs do gênero.

Vocal Trance nos E.U.A : Os únicos artistas notáveis de Vocal Trance a obter algum sucesso na Billboard Hot 100 foram Cascada, Lasgo e Ian Van Dahl, tendo a primeira um Top 10, os Segundos um Top 30 e os terceiros um Top 90. De resto o sucesso apenas se contou na Billboard Hot Dance (airplay e vendas) e Billboard Eletronic Albums e nos tops de Pop. Artistas que antigiram boas posições na Billboard Hot Dance: Kate Ryan, Milk Inc., Fragma, Jessy e ATB.

Vocal Trance em Portugal : Esteve nos respectivos anos que esteve na Europa. Os anos do seu auge foram entre mais ao menos 1999 e 2003. Os artistas a obter maior sucesso no país foram Kate Ryan com Désenchanteé, Libertine e Only If I. Milk Inc. com Walk On Water, Ian Van Dahl com Castles In The Sky, Will I?,Reason e Try. Lasgo também obtive bastante airplay com Something e Pray, igualmente como ATB E ATC principalmente no ano 2000 e 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário